CARLOS ALVES
Palco Interior parte de um processo de pesquisa sobre os efeitos da interioridade nas vivências artísticas numa região do Interior do país, neste caso a região transmontana de Vila Real.
Este livro é um registo desse processo; fala de experimentalismo em artes performativas, apresenta elementos de escrita diarística sobre o período em que decorreu esta investigação e inclui a versão integral de um texto para cena, composto a partir da pesquisa então realizada.
Este trabalho é complementado com um documentário, realizado em Vila Real, entre Julho de 2022 e Agosto de 2023, o qual pode ser visto através de um QR code incluído no livro.
1ª edição - Agosto de 2023
Quatro mulheres reúnem-se para comemorar o dia em que um espectáculo finalmente aconteceu, no dia seguinte ao da morte do seu autor. Esse dia mostrou ao público e aos críticos um espectáculo que o autor não escrevera, mas que pode ter sido a parte não escrita do que ele planeara.
13 de Maio é uma peça curta e venceu a 3ª edição do Prémio Platta de Teatro Breve, atribuído pela revista galega de teatro Erregueté, em 2021.
"O júri, composto por Rosa María Gantes, Santiago Cortegoso e Xoán Carlos Riobó, valorizou especialmente a sua proposta aberta, que sugere mais do que explicita, uma analogia entre a festividade da Virgem de Fátima, a origem simbólica das personagens com nomes bíblicos e uma aproximação ao conflito de género, a partir de uma abordagem original e poética" (Erregueté, 30 de Agosto de 2021)